Data de divulgação: 22/12/08

Autor: Moacyr J.Domingues
Cargo: Presidente
Planeje sua Certificação
A chegada de 2009 trará um componente importante ao nosso mercado, materializado na necessidade de certificar produtos para não ter que correr atrás do prejuízo em 2010. A Portaria 93 instituiu a certificação compulsória de filtros, purificadores e bebedouros com início em 31 de março de 2010 e, a partir dessa data, não poderão mais ser fabricados ou oferecidos ao comércio produtos sem a certificação, sejam nacionais ou importados.

O tempo avança rápido. Temos visto na Abrafipa casos de fabricantes que conquistam a certificação em cerca de seis meses ou menos, mas boa parte leva mais tempo uma vez que o processo pode requerer a adequação de aspectos produtivos, desenvolvimento de novos procedimentos e investimentos em metodologias de produção, para ficar em conformidade com as exigências das normas técnicas.

Ainda há tempo para que os fabricantes possam certificar produtos num prazo confortável, caso os produtos em avaliação reúnam as condições necessárias e a empresa esteja realmente empenhada nesse propósito. Para isso, é preciso deixar de lado a tendência de aguardar até a última hora para só então se preocupar com o assunto, correndo uma série de riscos desnecessários: imprevistos técnicos, disponibilidade de laboratórios e OCPs, tempo de confecção do selo, preparação da documentação, fluxo de caixa.

Temos feito a nossa parte e lutamos ao longo dos últimos anos para estender os prazos ao máximo, através de reuniões e da exposição de argumentos ao Inmetro e demais organismos envolvidos na certificação compulsória. Agora, cabe a cada empresa definir a melhor estratégia e buscar a certificação para permanecer no mercado em alto nível, em conformidade com as regulamentações governamentais.

A todos, os nossos votos de um próspero 2009.
Para ver o Índice de Editoriais << clique aqui>>

 

 
Divulgação: ABRAFIPA - Divulgação <<home>>
 

ABRAFIPA - (11) 3237-3187 - abrafipa@abrafipa.org.br

Todos os direitos reservados. A cópia de informações deste site, para divulgação,
será permitida mediante publicação da fonte. Para qualquer outra forma
de utilização, consulte a ABRAFIPA.

Site melhor visualizado na resolução de 800 x 600 pixels.